Fonte: Jornal do Commercio
Os Correios publicaram nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial da União, o extrato de um novo edital de concurso público, que substituirá a seleção anterior, aberta no final de 2009, para 6.565 vagas em todo o País, e que foi suspensa pela Justiça Federal em outubro. O documento não define o número total de vagas oferecidas, mas de acordo com informações da assessoria de imprensa da estatal, o novo concurso deverá abrir cerca de 10 mil oportunidades de nível médio nas diretorias regionais de todo o Brasil.
O destino e a quantidade de vagas, os procedimentos de inscrição e os programas das provas já estão à disposição dos interessados no novo edital de abertura do concurso, que foi disponibilizado na tarde desta quinta, no site dos Correios.
As inscrições estarão abertas de 10 a 21 de janeiro para os cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. A taxa de inscrição será de R$ 30. O salário não é informado no extrato do edital. A validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades e conveniência da administração.
Para a seleção anterior, que foi questionada pelo Ministério Público Federal e está parada por conta de brigas na Justiça, se inscreveram, ao todo, 1.064.209 pessoas. É o concurso que teve mais candidatos este ano, superando inclusive o do IBGE, para 192 mil vagas de recenseador, que teve 1.051.582 inscrições. Os salários variavam de R$ 706,48 a R$ 3.108,37.
A prova, que estava marcada para 28 de novembro, foi adiada pelos Correios devido à decisão judicial concedida em caráter liminar pela 5ª Vara da Justiça Federal de Brasília, em outubro, que determinou a suspensão do processo de contratação da Fundação Cesgranrio, organizadora escolhida para aplicar as provas. No dia 24 de novembro, no entanto, a Justiça Federal em Brasília acatou o recurso dos Correios e manteve o contrato com a instituição.
Ao adiar a prova, a ECT informou que os candidatos que não quisessem mais fazer o exame poderiam pedir a devolução da taxa de inscrição, sem definir datas nem como seria feita.
Os Correios também publicaram ontem um edital chamando para uma audiência pública a ser realizada no dia 16 de dezembro, em Brasília, que deverá definir se as pessoas já inscritas poderão participar da nova seleção ou se as taxas serão devolvidas.
De acordo com o extrato de edital, quem não puder comparecer à audiência pode enviar pedidos de esclarecimentos e sugestões por e-mail ou fax, até 10 de dezembro, só por escrito, com identificação (nome, telefone, fax, e-mail, endereço). Pedidos devem ser endereçados ao presidente da Mesa Diretora e devem fazer referência ao número da audiência pública (que é 1/2010). Os pedidos devem ser enviados ao e-mail moacirmartins@correios.com.br ou ao fax 61-3426-2859.
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