A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar, nesta quarta-feira (14), o Dia ‘D’ de busca ativa por idosos faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid-19. O mutirão irá contar com mais de 500 profissionais, entre eles, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes comunitários de endemias (ACE), Vigilância Sanitária e Serviços de Atendimento Domiciliar (SAD).
“Estamos observando, com preocupação, a baixa procura dos idosos que receberam a 1ª dose da vacina, mas que não tomaram a 2ª no prazo previsto. Por isso, resolvermos buscar ativamente por essas pessoas, indo até as suas residências para orientar sobre a importância de completar o esquema vacinal e garantir a proteção necessária contra a doença”, disse o secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza.
O abandono vacinal é uma preocupação para os municípios brasileiros. Em Caruaru, a realidade não é diferente. Até esta terça-feira (13), mais de 1.400 idosos não tomaram a 2ª dose da vacina no prazo determinado.
Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Caruaru, Leticia Galvão, o risco de não tomar a dose no tempo certo é de não ter a proteção garantida. “A 2ª dose é fundamental para garantir uma resposta imunológica adequada. Sem ela, não há como alcançar a eficácia prometida pelos laboratórios farmacêuticos”, reforçou Leticia.
Governo amplia idade de beneficiários
O governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (14) a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 60 anos de idade (veja vídeo acima). A decisão foi anunciada devido ao envio de mais 255 mil doses de imunizantes pelo Ministério da Saúde. A carga deve chegar ao estado na quinta-feira (15).
Com a ampliação, o estado passa a destinar aos municípios doses também para o público entre 60 e 64 anos. Antes, o estado recomendava a aplicação em idosos a partir de 65 anos, mas cada município era responsável pelas ampliações, de acordo com suas populações.
Segundo o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, o público entre 60 e 64 anos é de 379.819 pessoas. Esses dados são estimados com base na última campanha contra a Influenza.
"É um passo importante na proteção da população idosa, que já vem registrando resultados positivos nas faixas etárias cuja imunização já foi concluída. Nosso esquema de logística está pronto e a distribuição dessas novas doses será concluída até a próxima sexta-feira (16)", afirmou o governador Paulo Câmara (PSB), em pronunciamento enviado à imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário