coruja

coruja
O Blog das notícias políticas de Caruaru e Região

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Câmara volta amanhã III

COMISSÕES

A partir desta terça entram em funcionamento as oito Comissões, que fazem parte da atual Legislatura. Cada Comissão é formada por três edis. A criação, as atribuições e a forma de composição das Comissões Permanentes e Temporárias estão fixadas em dispositivos do Regimento Interno, estabelecendo regras que respeitam a proporcionalidade e representação das Bancadas que compõem a Legislatura. Confira abaixo como ficou a distribuição dos vereadores nas Comissões da Casa Jornalista José Carlos Florêncio:

Comissão de Legislação e Redação de Leis

Presidente - Rogério Meneses (PT)

Membros – Bruno Lambreta (PP) e Diogo Cantarelli (PSDB)


Comissão de Finanças e Orçamento

Presidente – Zé Carlos do Sindicato (PSC)

Membros – Rogério Meneses (PT) e Val (DEM)


Comissão de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos

Presidente – Zé Ailton (PDT)

Membros - Edmilson do Salgado (PC do B) e Val (DEM)


Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Presidente – Bruno Lambreta (PP)

Membros – Edmilson do Salgado (PC do B) e Leonardo Chaves (PMDB)


Comissão de Saúde e Assistência Social

Presidente – Ranílson Enfermeiro (PTB)

Membros – Zé Carlos do Sindicato (PSC) e Diogo Cantarelli (PSDB)


Comissão de Direitos Humanos

Presidente – Edmilson do Salgado (PC do B)

Membros – Lula Tôrres (PR) e Alecrim (DEM)


Comissão do Meio Ambiente

Presidente – Diogo Cantarelli (PSDB)

Membros – Rogério Meneses (PT) e Lula Tôrres (PR)


Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Essa Comissão é diferenciada das demais e conta com 10 membros, entre eles, 5 titulares e 5 suplentes.

Membros: Zé Carlos do Sindicato (PSC), Rogério Meneses (PT), Edmilson do Salgado (PC do B), Val (DEM) e Ranilson Enfermeiro (PTB).

Suplentes: Diogo Cantarelli (PSDB), Zé Ailton (PDT), Adolfo José (PDT), Bruno Lambreta (PP) e Lula Tôrres (PR).

Câmara volta amanhã II

MUDANÇAS

A partir dessa segunda as mudanças propostas pela nova Mesa Diretora já estarão em prática e poderão ser percebidas pela população. No plenário todas as cadeiras foram trocadas e a comunidade vai ter mais conforto. Um detalhe é que nenhuma cadeira foi comprada, apenas relocadas de outros setores. A Tribuna da Casa foi recuada e já existe espaço no local para abrigar os 23 vereadores, que devem fazer parte da próxima Legislatura.


A sala de imprensa da Casa foi reformulada e hoje um espaço de convivência foi criado para que os Jornalistas possam entrevistar os vereadores com mais acessibilidade. A redação da Secretaria de Comunicação foi repaginada e funciona hoje onde estava locada a sala das comissões. Quando forem analisar os projetos, os vereadores já contam com um novo espaço, é que a Sala das Comissões está funcionando na sala em frente a presidência e conta com o local adequado para oferecer a estrutura necessária para esse tipo de trabalho.


Outra mudança diz respeito a Sala da Presidência. O local foi ampliado e agora tem espaço para receber os 15 edis da atual Legislatura. A identidade visual da Casa também foi repensada e todos os gabinetes irão contar com placas de identificação nas cores da bandeira de Caruaru, um dos símbolos da Câmara. “Além disso, placas indicativas irão permitir ao visitante saber os nomes e os partidos dos vereadores durante a realização das sessões ordinárias. Também foram confeccionados crachás e todos os servidores, comissionados e visitantes irão estar dentro da Casa devidamente identificados. Uma recepção vai funcionar na entrada da Câmara para facilitar a entrada e saída das pessoas diariamente na Câmara”, pontua o Chefe de Gabinete da Presidência Eraldo George.

Câmara volta amanhã


Será realizada a partir das 20h da próxima terça-feira (1) a primeira Sessão Ordinária em 2011. Será a primeira Sessão com a nova Comissão Executiva eleita para o comando das tarefas da Câmara Municipal de Caruaru, no biênio 2011/2012. Na ocasião várias mudanças serão apresentadas a população, entre elas, as atribuições do Regimento Interno da Casa, que foi totalmente reformulado em 2010.

Com o novo Regimento a fala dos parlamentares, durante as Sessões Ordinárias da Câmara, terá tempo limitado. No antigo Regimento, os vereadores, que têm direito a 10 minutos do uso da Tribuna, poderiam pedir o tempo aos pares e a fala duraria até 50 minutos. A nova redação limita esse tempo, a apenas mais 10 minutos, que podem ser cedidos, sempre por outro parlamentar que não os queira usar.


O parecer verbal também foi extinto e a partir desta terça todos os Projetos enviados pelo Executivo devem ser enviados com antecedência para a Casa Jornalista José Carlos Florêncio. “Foi um avanço para a Casa esse novo Regimento. A partir de agora vamos iniciar um mandato para que a população se aproxime ainda mais dos vereadores”, disse o presidente da Casa, vereador Lícius Cavalcanti (PC do B).

Conheça a Nova Comissão Executiva: Lícius Cavalcanti (PC do B) – Presidente da Mesa Diretora; Diogo Cantarelli (PSDB) – 1º Vice-Presidente; Zé Carlos do Sindicato (PSC) – 2º Vice-Presidente; Louro do Juá (DEM) – 1º Secretário; Demóstenes Veras (PDT) – 2º Secretário e Edmilson do Salgado (PC do B) – 3º Secretário.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Taquaritinga do Norte


O prefeito de Taquaritinga, Evilásio Araújo (PSB), informou nesta quinta-feira que no dia 1º de fevereiro (terça), a partir das 8 horas, a Secretaria Municipal de Educação iniciará os trabalhos do ano letivo de 2011.
O local escolhido para o evento foi o Salão Paroquial (Taquaritinga já está a merecer um pequeno centro de convenções), onde se unificarão pela primeira vez as redes municipal, estadual e privada da chamada “Dália da Serra”.
O encontro servirá também para que o prefeito faça uma apresentação do Plano Municipal de Educação. O documento foi elaborado a partir de fóruns realizado nas comunidades e reuniões com a classe dos professores, tendo como referência os aspectos históricos, demográficos, sócio-econômico, cultural e educacional.
Também acontecerão palestras e será apresentado o calendário anual de atividades. Já as aulas se iniciarão na quarta feira (02) em todas as escolas do município.

Prefeitura ainda não foi citada de liminar da Justiça

Fonte: Liberdade

A Vila do Forró foi demolida durante a madrugada antes que o prefeito de Caruaru recebesse a notificação da justiça que impedia a continuidade da demolição do local. José Queiroz não foi encontrado nesta quarta-feira (26).

O juiz da Vara da Fazenda de Caruaru, José Fernando Santos de Souza deferiu a liminar do vereador Diogo Cantarelli (PSDB), que pedia a suspensão da demolição da Vila do Forró, localizada no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. O documento pediu a paralisação da intervenção da prefeitura com o argumento de que o poder executivo está destruindo um patrimônio público que existe em Caruaru há quase 20 anos.

A reportagem Liberdade esteve no local logo cedo e comprovou a destruição da Vila do Forró que agora se resume a metralha. Até a Igrejinha de São João foi derrubada. Os comerciantes do local estão revoltados com a atitude da prefeitura.

Até a postagem desta nota 17:30 h a Prefeitura ainda não tinha sido notíficada da Liminar expedida pelo Dr. Juiz José Fernandes

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vila do Forró: Justiça manda para


Através de uma liminar concedida agora a pouco pelo Juiz Dr. José Fernandes, da Vara Privativa da Fazenda em Caruaru, foi paralisado o desmonte da Vila do Forró no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. A prefeitura ainda não se pronunciou sobre a liminar.

Agrestina será beneficiada com um ponto de transbordo da Ferrovia Transnordestina

Fonte: Blog de Inaldo Sampaio
Foto: Divulgação

A cidade de Agrestina também será beneficiada com a duplicação da BR-104, conhecida como “rodovia do jeans”. A notícia foi dada pelo secretário estadual dos Transportes, Isaltino Nascimento, que anunciou também que um ponto de transbordo da Ferrovia Transnordestina será instalado naquele município.
“A duplicação da BR-104 e a implantação de um ponto de carga e descarga da Transnordestina vão gerar emprego e renda não só para Agrestina, mas para toda região”, disse a prefeita Carmen Miriam (PT), que desde o início de sua gestão vem capacitado a mão de obra local para futura inserção no mercado de trabalho.
Hoje em Agrestina são oferecidos gratuitamente no Centro de Vocação Tecnológica cursos de costura industrial, corte e costura, modelagem, designer e mecânico de máquina de costura, todos em parceria com o SENAI.
“Nossa intenção é inserir Agrestina no Pólo de Confecções do Agreste e com a chegada da duplicação da BR-104, em breve isso será realidade”, disse a prefeita.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vereadores visitam Pátio do Forró

Fonte: Blog do Vanguarda

A Comissão do Recesso da Câmara de Vereadores de Caruaru, formada pelo presidente Lícius Cavalcanti e por outros edis, como Demóstenes Veras, Edmilson do Salgado, Val e Diogo Cantarelli, vão visitar daqui a pouco, a demolição da Vila do Forró, que começou a ser executada pela Prefeitura de Caruaru. Os vereadores vão ouvir as pessoas que lá estão e pedir explicações ao executivo municipal sobre a decisão, que teria sido tomada sem que existisse nenhuma discussão sobre o assunto, a não ser a repercussão na imprensa, que ouviu a classe artística e turística, além da própria população.

Com a alegação de que o local fora do período junino serve para consumo de drogas, violência e ação de vândalos, o prefeito José Queiroz, em conjunto com sua equipe, decidiu demolir o espaço, que foi construído para ser um ponto turístico dentro do Parque de Eventos Luiz Gonzaga. A iniciativa divide opiniões, já que muitas pessoas têm o lugar como um patrimônio da cidade e acham que o executivo municipal tomou a atitude mais fácil, ao invés de tentar realizar investimentos para que o local cumpra seu papel de ponto turístico durante todo o ano.


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Diogo Cantareli: Pedido de informção


A ponte que Irmã Gerônima e a Praça do Rosário serão alvo de um pedido de informação por parte do vereador Diogo Cantareli (PSDB). O vereador disse que "até agora não se sabe como foi realizada esta despeza e o pedido de informação visa exclarecer como foi gasto uma grande soma de dinheiro do município".

Aniversário de João Lyra Neto


Completando idade nova hoje o vice-governador João Lyra Neto. Hoje é dia normal de trabalho, segundo a sua assessoria ele tem núcleo de gestão coordenado pelo governador Eduardo Campos.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Vila do Forró será refeita


Começou nesta sábado, 22, o desmonte da Vila do Forró em Caruaru. Segundo o secretário de Turismo do município, José Pereira, "o objetivo é dotar Caruaru de uma instrutura que possa ser permanente e que possa dar mais comunidade e espaço aos que visitam o Pátio de Eventos durante todo ano".

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Câmara de Caruaru: novas comissões


O presidente da Câmara, vereador Lícius Cavalcanti (PC do B), anunciou hoje pela manhã os membros das oito Comissões, que fazem parte da atual Legislatura. A principal função das Comissões é apreciar, emitir parecer, discutir e analisar um determinado assunto, que pela sua importância e urgência precisa ser tratado separadamente e avaliado com mais critério. Os nomes dos presidentes de cada Comissão e dos membros foram definidos pelos vereadores, que participaram de amplo debate nos últimos dias. “Temos oito Comissões na Casa e elas são formadas por três vereadores cada”, esclarece o presidente Lícius Cavalcanti.


A criação, as atribuições e a forma de composição das Comissões Permanentes e Temporárias estão fixadas em dispositivos do Regimento Interno, estabelecendo regras que respeitam a proporcionalidade e representação das Bancadas que compõem a Legislatura. A realização das reuniões, a elaboração e a votação dos pareceres e todas as demais regras de funcionamento também se encontram no Regimento Interno de cada Câmara Legislativa. Confira abaixo como ficou a distribuição dos vereadores nas Comissões da Casa Jornalista José Carlos Florêncio:


Comissão de Finanças e Orçamento

Presidente – Zé Carlos do Sindicato (PSC)

Membros – Rogério Meneses (PT) e Val (DEM)

Comissão de Legislação e Redação de Leis

Presidente - Rogério Meneses (PT)

Membros – Bruno Lambreta (PP) e Diogo Cantarelli (PSDB)

Comissão de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos

Presidente – Zé Ailton (PDT)

Membros - Edmilson do Salgado (PC do B) e Val (DEM)

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Presidente – Bruno Lambreta (PP)

Membros – Edmilson do Salgado (PC do B) e Leonardo Chaves (PMDB)

Comissão de Saúde e Assistência Social

Presidente – Ranílson Enfermeiro (PTB)

Membros – Zé Carlos do Sindicato (PSC) e Diogo Cantarelli (PSDB)

Comissão de Direitos Humanos

Presidente – Edmilson do Salgado (PC do B)

Membros – Lula Tôrres (PR) e Alecrim (DEM)

Comissão do Meio Ambiente

Presidente – Diogo Cantarelli (PSDB)

Membros – Rogério Meneses (PT) e Lula Tôrres (PR)

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Essa Comissão é diferenciada das demais e conta com 10 membros, entre eles, 5 titulares e 5 suplentes.

Membros: Zé Carlos do Sindicato (PSC), Rogério Meneses (PT), Edmilson do Salgado (PC do B), Val (DEM) e Ranilson Enfermeiro (PTB).

Suplentes: Diogo Cantarelli (PSDB), Zé Ailton (PDT), Adolfo José (PDT), Bruno Lambreta (PP) e Lula Tôrres (PR).

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

48 anos sem Vitalino


A 48 anos morria o Mestre Vitalino, o símbolo maior da arte figurativa em barro do Alto do Moura, que será lembrado na quinta-feira, 20. A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru elaborou programação com visita de familiares, amigos e artistas ao túmulo, no Cemitério Dom Bosco, às 10h. Às 20h será realizada uma missa na Igreja São José, no Alto do Moura, com o padre Everaldo Fernandes. , que também é artesão.

Participam da celebração a Banda de Pífanos Mestre Vitalino e o cordelista Herlon Cavalcanti, presidente da Academia Caruaruense de Cordel, que recitará poesias alusivas à vida e obra do Mestre do Barro.

Muda o comando do 4º BPM


O 4º Batalhão da Polícia Militar de Caruaru está com novo comando. O Tenente Cel. Gilmar de Araújo substitui o Cel. Hermes José de Melo, que assume o 22º BPM, com sede em Surubim.

Mudanças também no 3º CIPM, em Santa Cruz do Capibaribe, que passou a ter o comando do Major João Bosco. Ele dará continuidade aos trabalhos na redução de homicídios e redução do tráfico de drogas.

Laura Gomes visita presídio em Caruaru


A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Laura Gomes, esta em visita ao Presídio Juiz Plácido de Sousa em Caruaru. Segundo a secretária a visita "é uma de trabalho que visa receber as demandas das principais unidades do sistema de ressocialização em nosso estado". Laura Gomes encerra sua visita, a primeira como secretária, a Caruaru com uma visita de cortesia ao prefeito José Queiroz.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mais mestres e doutores


O número de mestres e doutores titulados no Brasil dobrou nos últimos dez anos, divulgou hoje a Agência Brasil. De 2001 a 2010, a quantidade de pesquisadores formados por ano no país passou de 26 mil para cerca de 53 mil. Os números são da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com o órgão, só no ano passado, 12 mil receberam o título de doutor e 41 mil o de mestre. Esses dados constam do balanço final do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação divulgado pelo Governo Federal no fim de 2010.
O documento compila informações de vários órgãos ligados à pesquisa no país e avalia o resultado de um plano de investimento lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2007.
De acordo com documento, só em 2009, 161 mil estudantes estavam matriculados em programas de mestrado e doutorado de universidades brasileiras. O número equivale a 90% da soma dos mestres e doutores titulados no país de 2003 até 2009.
“Para padrões latino-americanos, é um crescimento muito grande. Mas ainda temos que avançar”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan.
Em entrevista à Agência Brasil, Agopyan disse que o aumento na titulação de pesquisadores deve-se principalmente ao investimento governamental. Segundo ele, governo federal e de alguns estados como São Paulo, Paraná e Bahia entenderam a importância da pesquisa para o desenvolvimento do país e, por isso, passaram dar mais atenção ao setor.
Por conta disso, nos mesmos dez anos, o número de cursos de pós-graduação no país também cresceu. Em 2001, eles eram 1,5 mil. Já em 2009, subiram para 2,7 mil. Só as universidades federais têm quase 1,5 mil programas de mestrado ou doutorado.
Além disso, cresceu o número de bolsas de estudo concedidas a estudantes. Em 2001, a Capes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concederam 80 mil bolsas de mestrado e doutorado. Em 2010, foram 160 mil.
Todo esse investimento, entretanto, não atingiu às expectativas do ministério. No lançamento do plano de ação, a previsão era de que o Brasil passasse a investir o equivalente a 1,5% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisas até 2010. O montante chegou a 1,25%.
“Empresas também precisam investir em pesquisa”, complementou Agopyan, apontando uma das falhas que o país precisa resolver. “O Brasil é grande. Precisamos formar pelo menos 20 mil doutores por ano”.
A China, por exemplo, investiu 1,44% do seu PIB em 2007. Com isso, formou 36 mil doutores. Já o Japão, um dos países mais inovadores do mundo, investiu 3,44% e formou 17 mil doutores em um ano.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nada mudou na Rodoviária de Caruaru


Nada mudou com a adminsitração da SOCICAM no Terminal de passageiros de Caruaru, a bagunça continua a mesma, a adminsitração do terminal nada faz para dar conforto aos usuários. esta foto revela como esta a situação ambulantes preparando mercadorias junto com passageiros que esperam os onibus.

Demóstenes secretário de Saúde


Uma notícia surgiu nos bastidores da política de Caruaru, segundo fontes, o vereador Demóstenes Veras (PDT), ex-vice de José Queiroz, çpoderá assumir a secretaria de saúde do Município. Demostenes foi procurado pelo blog para confirmar a notícia mas não atendeu a ligação. Segundo fontes da PMC outras mudanças podem acontecer no primeiro escalão do prefeito José Queiroz, até o momento aconteceram duas mudanças uma na secreetaria de Negócios do Município e outra na Educação.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ranilsom assume nesta sexta,14.


Está marcada para esta sexta a partir das 10h a posse do suplente da vaga deixada por Laura Gomes (PSB), que foi eleita deputada estadual e convocada pelo governador Eduardo Campos para assumir a secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Laura renunciou ao cargo no dia 31 de dezembro e desde então foi gerado um impasse sobre quem assumiria a vaga deixada pela socialista: Ranilson Enfermeiro (PTB) ou Gilberto de Dora (PSB).


Ranilson foi diplomado como primeiro suplente da Coligação Frente Popular de Caruaru, formada por PTB, PP, PDT, PSB e PR. Ele obteve 3.281 votos; seguido de Cecílio Pedro (PTB) com 2.952 votos; Marco Casé (PTB) com 2.919 votos; e Anselmo (PDT) com 2.686 votos. Gilberto de Dora é o 5º suplente da Coligação, mas o primeiro suplente do PSB com 2.458 votos. O impasse está no julgamento feito no mês passado pela Corte do Supremo Tribunal Federal (STF), que acatou mandado de segurança do PMDB e determinou que a vaga decorrente da renúncia do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) fosse ocupada pelo primeiro suplente do partido, João Batista dos Santos. No entanto, a decisão tomada pelo STF mediante medida liminar precisa ser julgada em seu mérito.


Na noite de hoje os vereadores irão se reunir com a assessoria jurídica da Casa para definir quem assume a vaga. “Teremos um conversa com os demais pares da Casa e baseados no parecer da secretaria e procuradoria jurídica da Câmara iremos empossar um dos suplentes”, pontua o presidente da Câmara, Lícius Cavalcanti (PC do B).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Agua para zona rural de Caruaru


O presidente da Compesa, Roberto Tavares, já homologou o resultado da licitação para a contratação da empresa que vai executar obra de implantação do sistema de abastecimento de água da zona rural de Caruaru, beneficiando cerca de quatro mil famílias das seguintes comundades: Malhada de Barreiras Queimadas, Cachoeira Seca, Contendas, Jacaré Grande, Juá, Juriti, Lajes, Peladas, Rafael e Riacho Doce.

O projeto vai custar R$ 6 milhões e deverá ser iniciado em fevereiro, uma vez que a companhia ainda aguarda a liberação da licença ambiental, que esta sob análise da CPRH. Os serviços incluem a implantação e substituição de 66 km de rede de distribuição, além da construção de uma estação de tratamento exclusiva para a zona rural do município.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Globo homenageia pernambucano Antônio Dourado


Uma matéria chamou atenção no Esporte Espetacular da Rede Globo deste dia 02/01 foi sobre o pernambucano Antônio Dourado que foi jogador de futebol, campeão brasileiro de 1934 e recusou jogar pela seleção Brasileira na Copa de 34, veja a matéria da também pernambucana Luciana Avilla: clik aqui.

A era Lícius na Câmara de Caruaru



Desde que assumiu a presidência, o vereador Lícius Cavalcanti (PC do B) junto aos demais membros da Comissão Executiva promovem uma série de mudanças na Casa Jornalista Jose Carlos Florêncio. Hoje pela manha o presidente em companhia do vereador Val (DEM), líder da oposição, explicaram aos gestores da Casa as ações que serão implantadas. O passeio teve inicio na entrada do prédio, que vai passar por uma mudança estética necessária. “Já solicitamos a Destra que a frente da Câmara seja pintada e aqui iremos ter uma área de segurança para que possamos receber os convidados. Nessa parte da Casa, que compreende a frente do Poder Legislativo, não será mais permitido que os carros estacionem. Essa área de segurança está prevista na Lei e estamos aguardando a Destra para que possamos efetivar o assunto”, explicou Lícius.

As mudanças também irão se estender ao funcionamento da Casa. Hoje qualquer pessoa tem acesso sem critério algum ao interior do prédio, mas a partir do primeiro dia de fevereiro uma guarita será montada para identificação dos visitantes. Todos os servidores e comissionados, que estiverem trabalhando irão ter que usar crachás para que possam ser identificados.
No plenário, muitas ações serão intensificadas visando o futuro já que, em 2013 tomarão posse 23 vereadores, oito a mais que os atuais 15 edis dessa Legislatura. “A Tribuna, que é usada pelos vereadores para proferir o discurso, será recuada para que possamos ganhar espaço nas bancadas. Iremos ter lugar para dez vereadores em cada lado e três assentos para os integrantes da Mesa Diretora. Com essas medidas iremos dar mais mobilidade aos vereadores”, pontua Val, que deu várias sugestões ao presidente sobre as mudanças. Ainda no plenário, novos microfones e poltronas serão comprados para possibilitar maior comodidade aos edis.
A sala de imprensa também será modificada para o local onde atualmente funciona a sala das comissões, que por sua vez será relocada para o espaço na frente do gabinete da presidência, o qual passa grande parte do tempo, ocioso. Na antiga sala de imprensa será construído um espaço de convivência para acomodar a imprensa nos momentos das reuniões ordinárias, além de um espaço para que os vereadores possam conceder entrevistas. A sala da presidência também passa por uma grande reforma. O local será adequado para receber todos os vereadores nos momentos de reunião. Ate o formato das mesas na Casa serão ajustados, para que se adequem ao novo modelo de gestão proposto pelo presidente. “Essas mudanças irão gerar economia na Casa. A sala da presidência, por exemplo, antes tinha dois aparelhos de ar condicionado e agora só terá um. As mesas serão em formato oval, para que possamos sempre debater todos no mesmo nível”. Disse Lícius Cavalcanti.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Caruaru ganhra uma Nova TV em Maio


Caruaru vai ganhar uma nova tv, a TV NOVA do empresário e apresentador Pedro Paulo que esteve em Caruaru para dar início a implantação. Os primeiros contatos foram mantidos, em breve será feito o lançamento da televisão que deverá estar no ar no mês de maio como parte das festividades do aniversário de Caruaru. Durante a visita a Caruaru Pedro Paulo acompanhado de membros de sua equipe almoçou com o também apresentador de televisão Rubens Júnior.

João Lyra na Rádio Cultura


João Lyra Neto esta agora no programa Mesa Redonda na Rádio Cultura. escute aqui

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mulheres no poder


Veja a matéria sobre "Seis mulheres estão em funções de destaque no Governo de Pernambuco" veiculada hoje no NETV. Clic aqui

Governador se reune com secretariádo


O governador Eduardo Campos se reúne na manha desta quinta, 06, com seu secretariado. Segundo a convocação a pauta será a definição das metas para o primeiro semestre de 2011. A reunião será coordenada pelos secretários Tadeu Alencar (Casa Civil) e Alexandre Rebelo (Planegamento e Gestão) . Na tarde desta quarta, 05, o núcleo de gestão se reuniu para finalizar a conceituação do novo governo Eduardo Campos,

COMPESA: Nova Diretoria


A nova diretoria da Companhia Pernambucana de Saneamento, Compesa, que será presidida por Roberto Tavares, atual diretor de Operações da instituição, toma posse hoje (05), às 10h, na sede da companhia. Roberto Tavares substituirá João Bosco de Almeida, que desde o início da gestão do governador Eduardo Campos acumulava a presidência da Compesa e a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE).

Além de Roberto Tavares, serão empossados também Décio Padilha (Diretoria Comercial e de Atendimento), Carlos Eduardo Maia (Diretoria de Gestão Corporativa), Fernando Lobo (Diretoria de Serviços Operacionais), Rômulo Aurélio (Diretoria de Controle Operacional) e Heraldo de Albuquerque Selva Neto (Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente).

Regional tem novo diretor


O Hospital Regional do Agreste tem novo diretor, José Bezerra. Ele estava dirigindo o Hospital da Restauração, Bodoco, como é chamado por todos, assume pela segunda vez o HRA, ele foi o 1º diretor do hospital quando de sua inauguração no governo de Miguel Arraes. A dra. Aparecida Sousa volta a comandar a 4º Gerência Regional de Saúde.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Laura Gomes assume SDSDH


Nesta terça, 04, a vereadora de Caruaru Laura Gomes (PSB) assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social e Recursos Humanos de Pernambuco, estiveram presentes a solenidade o vice-governador João Lyra Neto, a deputada Federal Ana Arraes vários secretários de estado e muitos militantes do PSB.

Raquel assume a secretaria


Raquel Lyra recebeu, na manhã de hoje do ex-secretário Pedro Mendes, a secretaria estadual da Juventude do Estado. Na solenidade estavam presentes o vice-governador João Lyra Neto, Deputada Ana Arraes e os secretários Geraldo Júlio, Laura Gomes, Tadeu Alencar.
Raquel Lyra falou dos compromissos dela como Deputada e agora secretária "Assumo agora a secretaria da Criança e da Juventude com o compromisso de juntos realizarmos políticas públicas voltadas para os cuidados com a criança e a juventude de nosso estado".

Raquel e Laura recebem as suas secretarias hoje

Raquel Lyra e Laura Gomes assumem na manhã desta terça, 04, as secretarias da Criança e Juventude e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos respectivamente. A solenidade será as 09:00h na Av. Cruz Cabuga sede da SDSDH e as 10:30h na Rua da Aurora na sede da Agência do Trabalho que é sede da SCJ. As transmissões de cargo devem ser prestigiadas por vários políticos do PBS e de partidos aliados, as duas novas secretárias são deputadas eleitas pelo PSB.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Posse - Discurso de Eduardo Campos


Veja aqui o discurso de posse do Governador Eduardo Campos na Assembleia Legislativa na manhã deste sábado 01/01/2011.

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Senhoras deputadas e senhores deputados.
Minhas senhoras e meus senhores
Retorno a esta Casa dos representantes do povo de Pernambuco, empossado governador do Estado, para reafirmar o compromisso com a unidade de todos, quaisquer que sejam suas filiações ou simpatias partidárias, em torno da continuidade do processo de mudanças econômicas, sociais e políticas que hoje marcam a vida do nosso Estado.
Há quatro anos, fui trazido pelos ventos da mudança e embalado pela generosa esperança de milhares de pernambucanos e pernambucanas, que acreditaram que era chegado o momento de construir um Novo Pernambuco. Desde então, meu compromisso foi retribuir tamanha confiança com trabalho. E trabalhamos com muito gosto, ciente do tamanho da responsabilidade e da grandeza dos nossos objetivos.
Agora as realizações do nosso governo, presentes em todas as regiões e na vida da nossa gente, aliadas a uma ampla Frente Partidária e social construíram a mais expressiva vitória político-eleitoral da história de Pernambuco.
A vitória é desafiadora.
E nos confere a oportunidade de – nos próximos quatro anos – consolidar um ciclo de desenvolvimento, inclusivo e sustentável, jamais visto em Pernambuco, e um modelo de gestão inovador, que prestigia o estado do fazer, aproximando-o dos que mais precisam, garantindo a participação e o controle social, fortalecendo o serviço público e seus servidores.
Para tanto, temos convicção de que Pernambuco continuará a contar com a decisiva participação do seu Poder Legislativo, na deliberação de projetos de grande interesse para o nosso Estado, sobretudo aqueles empreendimentos estruturadores, que marcam a mudança da nossa realidade sócio-econômica, com extraordinários reflexos na vida da população.
Meu Pai, o escritor Maximiano Campos, costumava citar a sentença de Miguel de Unamuno, o eterno Reitor de Salamanca, segundo a qual “coerência é o outro nome da verdade”.
Invoco essa lição para rememorar o trecho inicial do pronunciamento que fiz, nessa mesma Casa Legislativa, em 01.01.2007:
ABRE ASPAS
Assumimos a tarefa de escrever, com serenidade e determinação, uma história diferente, que inaugure um novo tempo para Pernambuco. Um novo tempo no qual os que sempre perderam possam por fim ganhar. Um tempo em que as vítimas não sejam mais culpadas. E em que a desigualdade social extrema cause indignação e não indiferença. E seja combatida sem trégua, como se combate uma doença física e moral.
FECHA ASPAS.
Esse nobre objetivo nos impunha uma mudança de atitude no modo de fazer política. Era imperioso deixar no passado as velhas brigas desprovidas de conteúdo e de propósito. Construímos a paz política e unimos os pernambucanos e pernambucanas em torno dos mais elevados interesses do nosso Estado.
Desta forma conseguimos concentrar tempo e energia, para retirar Pernambuco das listas e rankings negativos onde costumava figurar. Tiramos Pernambuco do pódio do desemprego, da violência e dos piores indicadores sociais, inclusive na educação e na saúde e, assim, recuperamos o direito de Pernambuco ter futuro.
É relevante mencionar que, neste período, o Produto Interno Bruto de Pernambuco cresceu mais do que o do Nordeste e o do Brasil. Em quatro anos foram gerados mais de 255 mil empregos, reduzindo o desemprego a níveis nunca antes constatados; no complexo portuário industrial de Suape foram investidos – neste governo – mais do que os investimentos públicos e privados registrados nos 30 anos de sua história; os investimentos nas áreas de saúde, segurança e educação também bateram recordes, sendo hoje o Pacto pela Vida um programa de referência nacional.
Vale destacar que a melhoria na gestão e na qualidade do gasto permitiu multiplicar por quatro a capacidade de investimento do Estado, tendo sido isso um fator decisivo para atração e viabilização de empreendimentos estruturadores.
O equilíbrio fiscal dinâmico assegurado nos quatro anos de gestão, o ambiente de respeito aos contratos, de segurança jurídica, uma política fiscal e de atração de investimentos proativa e atenta ao contexto internacional, têm feito de Pernambuco um destino seguro para investimentos nacionais e estrangeiros.
Fizemos o maior conjunto de investimentos em água e saneamento da história de Pernambuco.
Como exemplo, temos Pirapama, que se constitui na maior obra de abastecimento d’água em andamento no Brasil.
A um só tempo estamos duplicando três importantes rodovias federais, a BR 101, a BR 104 e a BR 408, bem como universalizamos o acesso asfaltado a todos os Municípios do Estado.
Cuidamos de valorizar o sistema estadual de ciência e tecnologia, apoiando a pesquisa e a inovação nas mais diversas áreas do conhecimento, sobretudo apostando na formação de uma nova geração de mestres e doutores, em áreas portadoras de futuro e estratégicas para o nosso desenvolvimento.
Estruturamos políticas públicas direcionadas à população mais vulnerável, em programas como Mãe Coruja, Chapéu de Palha, Vida Nova, Carteira de Habilitação Popular, Minha Casa, Minha Vida, Academia das Cidades, Centros da Juventude, Governo Presente, Seguro Safra, Terra Pronta e Luz para Todos, a universalização da telefonia celular, entre outros, além da ampliação do universo de usuários atendidos pelo sistema Integrado de Transporte – SEI.
Na mesma linha, reduzimos o ICMS na conta de energia elétrica dos mais pobres, reduzimos o IPVA, os tributos incidentes sobre a cesta básica, a tarifa social de água e esgoto, diminuímos a carga tributária sobre micro e pequena empresa, sobre arranjos produtivos locais, como a confecção, o gesso, calçados e a vinicultura.
E o mais importante: cada uma dessas iniciativas foi construída na valorização do diálogo e efetiva participação da sociedade nas decisões de governo.
O compromisso do nosso governo com os mais caros valores democráticos também se expressou na definição de prioridades nos Seminários Regionais do Todos por Pernambuco, na ampliação dos conselhos setoriais, na criação do CEDES – Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social.
Por outro lado, não esquecemos de instituir mecanismos de controle social, a exemplo da criação da Ouvidoria Geral do Estado e do Portal da Transparência, tendo sido este reconhecido nacionalmente como um dos três mais eficientes do País.
Além disso, importantes avanços foram conquistados para instituir a meritocracia como método e princípio, bem assim para reverberar nas políticas públicas, o conjunto de valores que carregamos da nossa militância política.
Assim é que foram criados os comitês de busca, fortaleceram-se as carreira de Estado, iniciou-se um processo de recuperação da remuneração dos servidores, foi criada a carreira de gestor público, profissionalizando a administração, além de iniciativas que consagram a ética como princípio orientador da ação governamental, como a lei do nepotismo e a lei estadual da ficha limpa.
Esse legado reclama um reconhecimento: às parcerias que fizemos com os municípios, sempre de caráter programático e sem discriminações, e ao Presidente Lula, que se mostrou um fiel aliado de todas as horas, a quem, nesse momento, em nome do povo de Pernambuco, presto uma justa homenagem, um tributo sincero, e a eterna gratidão da nossa gente.
O nosso Governo levou a altiva voz de Pernambuco a participar dos debates das grandes questões nacionais, tal como se deu com a discussão do pré-sal e da reforma tributária, inaugurando um relacionamento federativo baseado na viabilização de projetos que, com grande esforço e competência técnica, terminaram saindo do papel.
Fica desta forma evidenciado que é passado o tempo – vencido pelo amadurecimento das instituições políticas – do governante que usa o seu prestígio dissociado das demandas da população e dos mais altos interesses do Estado.
Senhor Presidente, Senhores deputados e senhoras deputadas, agora é hora de falar do futuro.
Para fazê-lo, valho-me de uma citação que julgo exemplar:
ABRE ASPAS
Nós não temos os olhos presos ao passado, não temos saudade do passado. Guardamos dele aquilo que nos ajuda a ampliar nossas perspectivas, todas elas projetadas no futuro. E o futuro, para o brasileiro atual, para o pernambucano que me escuta, é logo depois de agora, é cada dia que amanhece. A única diferença está em que cada dia amanhecerá inevitavelmente, quer queiramos, quer não; mas o nosso futuro, o futuro de povo livre e emancipado econômica e politicamente, esse nós teremos que merecer, que conquistar, a cada hora e a cada dia. E só nos será possível merecê-lo e conquistá-lo com trabalho e mais trabalho, com sacrifício e mais sacrifício. Sei que o povo de Pernambuco está disposto a isso, que não nos falta disposição para isso. E foi por isso e para isso que me colocou no governo.
FECHA ASPAS
Estas palavras foram pronunciadas, há 48 anos, desta mesma tribuna, pelo governador Miguel Arraes de Alencar, homem do povo, com quem tive o privilégio de aprender muitas lições.
O Brasil vive um momento particularmente rico da sua história. Se foi, na miragem da década de 70, o país do futuro, para o Brasil de hoje o futuro chegou.
Estamos vivenciando o mais longevo período da nossa democracia, temos crescido com inclusão social, os fundamentos macro-econômicos têm nos permitido atravessar uma crise econômica de proporções globais, com menos sacrifícios que os enfrentados pela Europa e Estados Unidos, cujas economias ainda não retomaram a rota do crescimento e, por isso mesmo, devemos permanecer atentos.
Temos consciência de que há ainda muitos desafios para mantermos esse período de crescimento e inclusão, tais como a melhoria da qualidade da educação e da qualificação profissional, a melhoria da qualidade do gasto público, a reforma tributária, a redução da taxa de juros, a ampliação da oferta de financiamento de longo prazo que garanta o aumento da participação dos investimentos na renda nacional.
Nesse ciclo de expansão que o Brasil vive o Nordeste se consolida como a região que mais percebe os efeitos desse novo tempo. Foi no enfrentamento das desigualdades sociais que conseguimos retirar a trava histórica ao nosso crescimento, fazendo com que o Brasil olhe pra o Nordeste com a mesma atenção com que o mundo olha para o Brasil.
Finalmente, muitos descobriram que a questão regional é, sobretudo, uma questão nacional, e que o Nordeste é efetivamente parte central da solução brasileira.
Para nós pernambucanos e pernambucanas, o que nos alegra, é perceber que, ao contrário de outros momentos em que o crescimento brasileiro não se viu acompanhado pelo do nosso Estado, vivemos um tempo em que os sonhos alimentados por tantas gerações tornaram-se vibrante realidade no cotidiano da nossa população, do litoral ao sertão.
O momento, pela sua importância, reclama mais união dos pernambucanos e pernambucanas, que não anula as diferenças, mas assegura que tenhamos o olhar voltado para o que é essencial na construção de um presente e, em conseqüência, de um futuro de grandes conquistas para o nosso povo.
Precisamos concluir e iniciar a operação dos grandes projetos estruturadores, como a refinaria Abreu e Lima, a transposição das águas do rio São Francisco, a ferrovia Transnordestina, a montadora da Fiat, a siderúrgica, os novos estaleiros, o pólo petroquímico, que nos vai permitir a retomada da indústria têxtil, dentre outros empreendimentos que estão mudando a matriz econômica de Pernambuco. Vivendo, de fato, a sua verdadeira reindustrialização.
Vamos assegurar os efeitos da economia externa decorrentes desses investimentos estruturadores, para os mais diversos setores econômicos e cadeias produtivas locais.
Para tanto, o esforço de capacitação e qualificação de pessoas e empresas e do próprio setor público, estará na ordem do dia da agenda governamental.
Assim, vamos conseguir, nos próximos dez anos, dobrar o nosso PIB e, mais que isso, traduzir esse crescimento na erradicação da miséria e na melhoria de todos os indicadores sociais, na educação, na saúde, na segurança, enfim, no desenvolvimento humano, pois não se pode pensar em crescimento da economia dissociado da melhoria da qualidade de vida da nossa gente.
Desta forma, não estamos cuidando apenas de dinamizar a economia, mas de transformar a realidade de muitas famílias, dando oportunidade de se inaugurar vida na vida de muita gente.
Seremos sede da copa e teremos a oportunidade de mostrar Pernambuco ao mundo, num momento de profundas transformações, o que vai nos permitir, tenho certeza, alavancar mais investimentos, que garantam a sustentação e a sustentabilidade desse desenvolvimento.
Senhor Presidente, deputados e deputadas, devemos ter uma preocupação permanente e vigilante com a formação de quadros políticos e administrativos.
Essa é uma demanda real e crescente diante dos gigantescos projetos que aportam em Pernambuco e que está a exigir da parte dos poderes do Estado e da sociedade, a lapidação de agentes públicos e privados habilitados a compreender e a potencializar as transformações que estamos vivendo.
É fundamental que saibamos dialogar e tomar decisões, com espírito público, sobre questões que, há poucos anos, não constavam da nossa agenda.
A experiência de convivência frutífera com o Presidente Lula nos orienta a buscar o mesmo relacionamento com a Presidenta Dilma Rousseff, com quem tive a honra de servir ao Brasil como Ministro de Estado e a quem, na condição de Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro, tive oportunidade de emprestar apoio a sua candidatura à Presidência da República, em momento decisivo de sua consolidação.
A Presidenta Dilma terá do Governador de Pernambuco e de seu povo, o apoio, a colaboração e o incentivo, em todos os momentos, da mesma forma que temos certeza de que Sua Excelência reservará aos pleitos, projetos e interesses do nosso Estado, a mais dedicada atenção.
É momento de agradecer.
Em primeiro lugar a Deus, por tudo que construiu na minha vida, inclusive a oportunidade de superar desafios e de viver este momento tão especial.
Agradeço à generosidade de Pernambuco, que me conferiu essa extraordinária vitória e que me incentivou a ousar, inovar, a unir a nossa gente, e a dedicar todo o meu tempo e energia a restituir ao nosso Estado, sua vocação de pioneirismo e liderança.
Agradeço à Frente Popular, aos partidos, às suas direções e às suas militâncias por terem levado a nossa mensagem aos quatro cantos desse Estado.
Agradeço aos meus companheiros de chapa, João Lyra, Armando Monteiro e Humberto Costa pelo companheirismo.
Agradeço às instituições, aos poderes constituídos, ao Poder Legislativo, ao Poder Judiciário, à Justiça Eleitoral, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas, pelo exercício sereno e equilibrado de suas atribuições constitucionais.
Agradeço a todos os que dedicadamente serviram ao meu Governo nesses quatro anos e aos servidores públicos, que nos ajudaram a realizar uma obra administrativa reconhecida pelo povo.
Agradeço a Renata, Maria Eduarda, João, Pedro, José, Ana, Antônio e Mada, em nome de toda a minha família, pela compreensão, pelo apoio, pela solidariedade, pelo engajamento.
Agora é a hora de seguir trabalhando, trabalhando muito, para construir o Pernambuco daqui para melhor.
Sinto-me animado, movido por larga disposição e confiante de que o tempo bom ainda está por vir. O futuro será melhor que o presente.
Como disse Gilberto Freyre, há um novo país à vista.
Parafraseando o Mestre de Apipucos digo que há um novo Pernambuco à vista. E digo-o com emoção, com a vibração que esse momento provoca:
Eu ouço as vozes
Eu vejo as cores
Eu sinto os passos
De outro Pernambuco que vem aí
Mais justo
Mais equilibrado
Mais brasileiro.
Sou tocado pelo sentimento de compromisso com o meu povo, que me distinguiu pela segunda vez para comandar os destinos de Pernambuco.
Serei determinado em herdar ao futuro dos pernambucanos uma obra que celebre a nossa vocação libertária e que persiga, com tenacidade, mais que com tenacidade, com verdadeira paixão, o sonho dos pioneiros visionários.
E assim, depois de quatro anos, poder andar nas ruas de cabeça erguida, olhar nos olhos das pessoas e saber que cumprimos o nosso dever.
Muito obrigado pela atenção das senhoras e dos senhores.

Posse: Tude Pronto


Começou agora uma grande movimentação na Assembléia Legislativa para a posse do governador Eduardo Campos e do vice João Lyra Neto. A solenidade sera comandada pelo deputado Guilherne Uchoa presidente da Casa Joaquim Nabuco. Veja como se da a posse:

10:30 chegado do goivernador e do vice a Assembléia;
uma comissão de deputados conduz o governador e o vice ao plenário;
Entrega ao presidente da Assembléia da declaração de bens dos empossados;
Fala do presidente da assembléia;
Juramento dos empossados;
O Governador e o Vice assinam assinam o termo de posse;
Fala do Governador Eduardo Campos;
Encerramento da solenidade.

Em seguida o governdor Eduardo Campos viajara para Brasília para acompanhar a posse da presidente Dilma Rousellf.