coruja

coruja
O Blog das notícias políticas de Caruaru e Região

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Hospital Manoel Afonso recebe mais 10 monitores cardiacos

 A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebeu do Ministério da Saúde, na terça-feira (15), a doação de dez monitores multiparâmetros e de dois aparelhos para determinação de dióxido de carbono.

Os monitores cardíacos serão destinados à qualificação dos leitos de enfermaria do Hospital Municipal Manoel Afonso, transformando-os em leitos de suporte avançado. “Essa qualificação de leitos de enfermaria para os de suporte avançado se faz necessário devido ao aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI que, desde março, tem variado entre 95% e 100%, quando o HMMA atingiu a lotação máxima nos leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19. Com essa qualificação, conseguiremos estabilizar o paciente grave e garantir um melhor suporte hospitalar para ele”, disse o secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza.

A última doação feita pelo Ministério da Saúde foi feita no dia 30 de maio. Nove concentradores de oxigênio foram doados ao município, durante a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.


terça-feira, 15 de junho de 2021

Prefeita sanciona BEM São João

 A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, sancionou, nesta terça-feira (15), a Lei Municipal n° 6.708, que estabelece o Benefício Emergencial Municipal, o BEM São João, destinado a artistas e grupos culturais da tradição junina caruaruense. O documento pode ser conferido no site da Prefeitura, o https://caruaru.pe.gov.br/. Na mesma página, é possível acessar o edital de chamamento público para esses artistas, que explica o passo a passo para requerer o auxílio.

De acordo com a Prefeita, o BEM São João é uma forma de ajudar os artistas do município que não poderão trabalhar no mês junino por conta da pandemia. “Neste momento, a nossa cidade estaria em festa, mas, por conta da Covid-19, é necessário preservar a saúde e a vida da nossa gente. Sabemos da importância do evento para o nosso povo e esse benefício, certamente, ajudará os nossos artistas. Tenho certeza que tudo isso vai passar e sairemos dessa ainda mais fortes”, pontuou Raquel.

Podem participar do edital artistas e grupos culturais que tenham sido contratados pela Fundação de Cultura de Caruaru (FCC), no São João de 2019, e tenham residência e domicílio no município de Caruaru, além de estar relacionado no Anexo II do documento. Os requerimentos deverão ser feitos, preferencialmente, de forma virtual pelo e-mail bemsaojoao2021@gmail.com ou de forma presencial, de segunda a sexta, das 8h às 13h, na sede da Fundação de Cultura de Caruaru, na Gerência de Cultura.

*BEM SÃO JOÃO 2021*

O pagamento do BEM São João será feito em parcela única e os valores variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil, e está previsto para ser feito até o dia 9 de julho. Terão direito ao BEM São João cantores, cantoras e bandas de música; trios pé-de-serra; batalhões de bacamarteiros; bandas de pífano; poetas, declamadores e repentistas; atores, atrizes e grupos teatrais; grupos de artes plásticas; gastronomia (comidas gigantes); bois; reisado; mazurca e companhias de dança e quadrilhas juninas.


sexta-feira, 11 de junho de 2021

Vacina pra 49 anos em Caruaru

 Mais uma ampliação! 🙏 Novo grupo de vacinação: pessoas acima de 49 anos. 👏💉 Se você faz parte desse grupo, agende agora sua primeira dose: 

📲www.vacina.caruaru.pe.gov.br

📞0800 281 7080


😷 Vamos todos juntos contra o #coronavírus. 




Prefeitura mantém recomendação de não acende fogueira

 A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que segue em vigor a Portaria Nº 011/2020, onde o Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos do Município de Caruaru recomenda que não sejam acesas fogueiras em espaços públicos ou privados. A publicação também orienta que não seja feita a queima de fogos de artifício durante o mês de junho, no município.

A recomendação é fundamentada, principalmente, pelo agravamento de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19. Outro ponto destacado pela Secretaria é a elevação do número de atendimentos de pacientes nos serviços de saúde com sintomas respiratórios e de queimaduras durante o período, o que pode gerar aglomerações e, consequentemente, a disseminação do vírus.


quarta-feira, 9 de junho de 2021

Raquel Lyra em Brasília-DF

 A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, cumpriu agenda em Brasília, nesta quarta-feira (9). A chefe do Executivo municipal voltou a se reunir com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para falar sobre os investimentos na saúde do município e levar os dados do primeiro relatório da UFPE sobre as variantes da Covid-19 na região do Agreste.

Raquel também teve encontro no Ministério do Desenvolvimento Regional, onde conseguiu destravar recursos para retomar as obras da praça do Caic. Já no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), garantiu a liberação de recursos que também estavam retidos para a construção de novas creches no município.

No Ministério da Cidadania, a Prefeita se reuniu com


o ministro João Roma, onde tratou sobre investimentos na área de desenvolvimento social.

TV Pernambuco tem programação junina


Elba Ramalho
Figurinha carimbada no maior e melhor São João do mundo, cantora paraíbana se apresenta  no dia 27/06  (Reprodução/NE10 Interior)

O São João é Aqui não vai deixar a gente de fora do arrasta pé, que já começou e vai até o dia 30 de junho

Uma tradição, especialmente no Nordeste, as festas juninas terão que ser em casa, pelo segundo ano consecutivo, devido à Pandemia da Covid-19. Mas a TV Pernambuco não vai deixar ninguém desanimar. Vai preparando o arraiá, porque tem uma programação especial para animar todo o mês junino, com muito forró, xote e baião. O São João é Aqui não vai deixar a gente de fora do arrasta pé, que já começou e vai até o dia 30 de junho.

Artistas que compõem o Ciclo Junino vão estar nos Programas Amplifica e Reviva, sempre aos domingos às 15h e às 17h, respectivamente. Os dois abriram o mês de junho com Geraldinho Lins e Marcelo Rossiter e vem por aí: Maciel Melo (13) Magníficos, Sanfonada (27), no Amplifica e Jorge de Altinho (20) e Elba Ramalho(27), no Reviva.

E acende a fogueira no coração porque tem mais. Durante a programação, o Somzeira exibe clips que já estão no ar. Elba Ramalho & Barca dos Corações Partidos, Siba & Orquestra de Bolso, Nando Cordel & Martins, Cezzinha, Cascabulho, estão entre os artistas que vão botar lenha na fogueira da programação. E ainda, vai dar para reviver os melhores momentos na faixa nobre do São João, das 19h às 20h.

A TV Pernambuco também vai transmitir depoimentos de artistas como: Joquinha Gonzaga, Santanna , Rogério Rangel, Fulô de Mandacaru e Marcelo Rossiter. Então prepara o arraiá, vista sua roupa matuta e prepara aquela comidinha típica para não perder o ciclo junino que a TV Pernambuco preparou especialmente para você.

Programação São João é Aqui:

  • YouTube.com/tvpernambuco
  • Sinal Digital da TVPE: Recife e Região Metropolitana: 46.1 Caruaru: 12.1 Petrolina: 13.1

Reviva:

  • 06/06 Geraldinho Lins (06)
  • 13/06 Eliane
  • 20/06 Jorge de Altinho
  • 27/06 Elba Ramalho

Amplifica:

  • 06/06 Marcelo Rossiter
  • 13/06 Maciel Melo
  • 20/06 Magníficos
  • 27/06 Luizinho de Serra
Faixa Nobre:

  • De 22 a 29 de junho – às 19h
  • 22/06 – Fim de Feira
  • 23/06 – Silvério Pessoa (Sítio da Trindade)
  • 24/06 – Josildo Sá e convidados (Sítio da Trindade)
  • 25/06 – Sanfonada
  • 26/06 – Flávio Leandro
  • 27/06 – Waldonys
  • 28/06 – Quinteto Violado
  • 29/06 – Mastruz com Leite

sábado, 15 de maio de 2021

Presidente da ACIC é contra a posição de fechar o comercio do Agreste





 

Raquel Lyra pede mais vacinas para o Agreste



 

Exclusivo: Paulo Câmara fala sobre medidas restritivas para os agrestes


 Governador decreta fechamento do Comércio as 18h durante aa próximas semanas e aos sábados e domingos  fechamento total. 

Governo de Pernambuco determina novas medidas restritivas para a 2ª Macrorregião de Saúde. Decreto vale de 18 a 31 de maio




Durante a semana, atividades devem ser encerradas às 18h. Nos finais de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina poderão abrir as portas_


Após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, neste sábado (15.05), o Governo de Pernambuco anunciou novas medidas restritivas para a 2ª Macrorregião de Saúde, que engloba a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. O novo decreto voltado para a região do Agreste, que será publicado na próxima segunda-feira (17.05), começa a valer a partir da próxima terça (18.05) e segue até o dia 31 de maio.


Durante a semana, as atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h. Nos finais de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina poderão abrir as portas. O Polo de Confecções deverá ficar fechado aos sábados, domingos e segundas.


“Nos reunimos hoje com os secretários estaduais, após o encontro que tivemos com todos os prefeitos e prefeitas do Agreste, na tarde da última sexta-feira, e verificamos um aumento na velocidade do número de internações e de procura pelas instituições de saúde naquela região. Isso tem nos preocupado, pois todos nós sabemos que enquanto a vacinação não chegar a todos os pernambucanos, é necessário tomar medidas restritivas para diminuir a circulação do vírus. Precisamos cada vez mais trabalhar para salvar a vida dos pernambucanos”, afirmou Paulo Câmara. “Serão 14 dias com essas novas medidas e vamos observar, ao longo desse período, as próximas etapas necessárias”, acrescentou.


De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, foi observado um comportamento da pandemia, no Agreste, diferente de outras partes do Estado. “O que nós detectamos, nessas últimas duas semanas, foi uma aceleração maior naquela região, destoando do restante do Estado, onde temos um platô ainda em níveis elevados. Os patamares de crescimento de demandas lá superaram os 44%, enquanto no resto do Estado ficou na casa dos 9%”, comparou. “É muito importante que seja feito um esforço por todos esses 53 municípios, reforçando o cuidado, com o uso correto da máscara, cobrindo a boca e o nariz, sempre que precisar sair de casa. O ideal é que as pessoas possam ficar em casa, além de manter o distanciamento social possível e sempre higienizar as mãos com água e sabão, ou utilizando o álcool em gel”, reforçou Longo.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Caruaru entrega cartão alimentação a alunos

 A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, inicia, nesta quarta-feira (12), a entrega da primeira remessa dos novos cartões alimentação. Nesta primeira etapa serão entregues os cartões de 32 escolas. Cada unidade educacional ficará responsável pela entrega aos alunos.



A distribuição acontecerá de forma gradual, considerando a série e a ordem alfabética. O cartão já será entregue com a carga. Acompanhe o cronograma das escolas pelo site caruaru.pe.gov.br

Escolas que receberão o cartão nesta primeira etapa

SANTA REGINA

TÍPICA RURAL

SANTA INÊS

PROF MARIA DE LOURDES AZEVEDO LIRA

PROFESSORA MARIA CÂNDIDA

CMEI TIA MALUDE

SÃO LUIZ DE GONZAGA

PADRE ANTONIO FAUSTINO

CMEI SEVERINO OLIVEIRA DA SILVA

SÃO VICENTE DE PAULA

PROFESSORA MARIA EMÍLIA

LANDELINO ROCHA

NOSSA SENHORA DE APARECIDA

SÃO JUDAS TADEU

SÃO JOSÉ

PROFESSORA CACILDA SANTOS

PROFESSORA EUNICE TABOSA

PROFESSORA MARIA BEZERRA TORRES

PROF IVA DO CARMO SILVA

ETI PREFEITO JOÃO LYRA FILHO

MARIA ANUNCIADA RODRIGUES

PAULINA MONTEIRO

PROF MARIA DE LOURDES PEPEU

CMEI TIA CLARICE

CMEI MARIA DE LOURDES N PONTES

CMEI PROF MARIA DO CARMO QUEIROZ CABRAL

CMEI PROF NERINE FRANCISCA DE CARVALHO

CMEI PREFEITO ANASTÁCIO RODRIGUES DA SILVA

CMEI TIA CARMINHA

CMEI SEVERINA MARIA DO CARMO

TOMÉ CLAUDINO TORRES

MARIA ALICE

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Segunda etapa da vacina da gripe

 A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza começa amanhã (11) e vai até o dia 8 de junho.

Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a campanha teve início no mês passado e a estimativa é vacinar 79,7 milhões de pessoas.

A segunda


etapa é destinada a idosos com mais de 60 anos e professores. Cerca de 33 milhões de pessoas deverão ser imunizadas nessa fase.

A terceira fase, entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá cerca de 22 milhões de pessoas. Compõem esse público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

A campanha teve início no dia 12 de abril com a vacinação de crianças entre seis meses e seis anos, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde, gestantes e mulheres puérperas (que estão no período de até 45 dias após o parto). Pessoas que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Comércio tem horário ampliado

Fonte: Blog do Magno 


O horário de funcionamento de lojas de bairros, do Centro do Recife e de shoppings em Pernambuco será ampliado, a partir de sexta-feira, por causa do Dia das Mães. A determinação, válida até o domingo, foi publicada no Diário Oficial do Estado, ontem, em edição extra.

De acordo com a nova determinação do estado, na sexta (7) e sábado (8), os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 20h. No domingo (9), eles têm autorização para abrir das 8h às 18h.

A capacidade estabelecida pelo governo de Pernambuco para os três dias é de um cliente a cada dez metros quadrados em áreas de circulação e um cliente a cada cinco metros quadrados em área interna de cada loja.

A portaria foi publicada pelas Secretaria Estaduais de Saúde (SES-PE) e de Desenvolvimento Econômico.

No documento, o governo explica que a decisão foi tomada "em razão da possibilidade de fluxo de compras intenso relativo à comemoração do Dia das Mães".

Nos outros dias, o comércio em geral, inclusive shoppings centers e galerias comerciais, pode funcionar das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, esses estabelecimentos têm duas opções de horário: das 9h às 17h ou das 10h às 18h.

Já comércio de bairro, como os estabelecimentos varejistas de pequeno porte situados em áreas residenciais, fora de shoppings centers e galerias comerciais, podem abrir das 8h às 18h, das 9h às 19h ou das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira; das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Prefeitura de Caruaru entrega peças doadas através da Aldir Blanc para instituições filantrópicas

 A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura (FCC), entregou, na manhã desta terça-feira (4), cerca de 700 peças doadas em contrapartida dos recursos da Lei Aldir Blanc. As obras de artesãos do Alto do Moura foram distribuídas para instituições filantrópicas do município, que poderão também comercializar as mesmas e reverter a renda para manutenção dos serviços e dos espaços.

Foram beneficiadas instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caruaru; Casa dos Pobres; Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. “A orientação técnica da Fundação de Cultura foi de que a gente destinasse as peças às instituições para que elas pudessem utilizar ou comercializar. Pedimos que os artistas dissessem o valor mínimo de cada peça e, daqui para frente, a responsabilidade é de cada instituição”, destacou o presidente da FCC, Rubens Júnior.

“Nós costumávamos fazer duas festas por ano e o dinheiro arrecadado era para manter a nossa casa de apoio. Com a pandemia, isso não foi possível acontecer. A ideia foi brilhante. Deus abençoe a todos vocês e a todos os artesãos que tiveram essa iniciativa de ajudar a todos nós. Muito obrigado de coração”, pontuou a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Irandy Alves Leonel.

“A dificuldade está presente em todos os segmentos. Diante de tudo isso, vocês tiveram essa iniciativa, essa sensibilidade de presentear as instituições com um ato tão nobre. A gente tem uma cultura muito rica e ela é extremamente valorizada. Então é algo muito sensível e a gente agradece muito de lembrar de todos nós”, finalizou a coordenadora dos voluntários do ICIA, Cynthia Alves.

*Obras expostas*
No Espaço Cultural Tancredo Neves, quem está indo para a vacinação tem a oportunidade de passar por algumas das obras de contrapartidas da Lei Aldir Blanc, que estão expostas temporariamente.


Em crianças, Covid-19 pode apresentar sintomas diferentes, diz USP

Fonte: Agência Brasil



 Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e do Instituto Adolfo Lutz constataram que crianças e adolescentes infectadas com covid-19 podem apresentar sintomas clínicos diferentes dos tradicionais, ou seja, distintos dos sintomas habitualmente causados pela doença respiratória aguda, como febre, tosse e desconforto respiratório, causadas por lesões severas causadas pelo SARS-CoV-2 nos alvéolos pulmonares.

Segundo a pesquisa, crianças saudáveis, infectadas pela covid-19, podem apresentar lesões inflamatórias extrapulmonares, como miocardite no coração e colite – inflamação do cólon intestinal. A forma atípica de covid-19 é chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).

Os resultados do estudo, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram publicados em artigo na revista EClinicalMedicine, do grupo Lancet. Os pesquisadores realizaram a autópsia de cinco crianças que faleceram em decorrência da covid-19 em São Paulo, sendo um menino e quatro meninas, com idade entre 7 meses e 15 anos.

“É importante que os pediatras atentem para essas possíveis manifestações clínicas diferentes de covid-19 em crianças e adolescentes para que a infecção seja diagnosticada e a SIM-P tratada mais rapidamente”, disse à Agência Fapesp, a pesquisadora Marisa Dolhnikoff, professora da FM-USP e coordenadora do projeto.

A pesquisa

De acordo com a Agência Fapesp, os pesquisadores realizaram a autópsia das cinco crianças que faleceram em decorrência da covid-19: duas crianças tinham doenças graves antes da infecção pelo SARS-CoV-2 – uma tinha câncer e outra uma síndrome genética congênita – e as outras três eram saudáveis e desenvolveram a SIM-P. Uma delas apresentou inflamação cardíaca (miocardite), outra inflamação intestinal (colite) e a terceira encefalopatia aguda, que desencadeou convulsões.

Segundo a pesquisa, a SIM-P nas crianças pode ocorrer alguns dias ou semanas após a infecção pelo SARS-CoV-2 e, até agora, pensava-se que essa reação inflamatória exagerada acontecia independentemente de o vírus ainda estar presente no organismo, como resultado de uma reação imune.

As constatações feitas por meio do estudo, no entanto, trazem evidências de que as manifestações da SIM-P são desencadeadas também pela ação direta do novo coronavírus nas células dos órgãos infectados.

“Não estamos dizendo que o que está descrito até agora sobre a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica está errado, mas acrescentamos a constatação de que a própria lesão causada nos tecidos pelo vírus está relacionada e, muito provavelmente, é um componente importante para a indução dessa resposta inflamatória exagerada em crianças”, ressalta Dolhnikoff.

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Caruaru inicia vacinação de 60 e mais

 É tempo de esperança! Caruaru terá mais avanços nos grupos de vacinação contra COVID-19:

Idosos com 60 e 61 anos;

Pessoas com comorbidades, acima de 18 anos, que sejam diagnosticadas com Síndrome de Down, obesidade grau 3 (IMC igual ou maior que 40), transplantados, pessoas com doença renal crônica, em diálise, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas vivendo com HIV;


Profissionais da saúde da rede privada, de 40 a 49 anos.

Se você faz parte dos novos grupos, já pode agendar a vacina pelo site vacina.caruaru.pe.gov.br ou pelo  0800 281 7080. Vamos vencer juntos.

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Em 2021, Caruaru está com saldo positivo em relação a empregos formais criados

 A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), destaca que, pelo terceiro mês consecutivo, a Capital do Agreste obteve saldo positivo em relação ao número de empregos formais registrados. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foram divulgados nesta quarta-feira (28), a cidade fechou o último mês de março com a soma de +349 postos de trabalho, no comparativo entre admitidos e demitidos.

Juntos, os setores do comércio e de serviços foram responsáveis pela geração de + 208, já a indústria por + 141 empregos formais. Este foi o segundo melhor desempenho da cidade no primeiro trimestre de 2021.

Também de acordo com os números do Caged, no último mês de janeiro, Caruaru computou + 217 postos de trabalho. Em fevereiro, + 552.

Brasil

No mesmo intervalo, o Caged registrou 1.608.007 admissões e 1.423.867 demissões, em relação ao país. Ao todo, 184.140 vagas de emprego com carteira assinada foram abertas, tendo como principal destaque o setor de serviços com + 95.553 postos criados.


Pesquisa aponta baixos índices do governo Bolsonaro

 Pesquisa PoderData realizada de 2ª a 4ª feira desta semana (26-28.abr.2021) indica estabilidade nas taxas de aprovação e desaprovação ao governo Jair Bolsonaro. A atual gestão federal é reprovada por 57% dos brasileiros e aprovada por 35%, níveis semelhantes aos dos levantamentos anteriores.

Os números variaram dentro da margem de erro do estudo, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento teve 2.500 entrevistas em 482 municípios nas 27 unidades da Federação.

O resultado desta rodada do PoderData indica que o governo interrompeu a deterioração de sua avaliação, iniciada em meados de março, quando a pandemia de coronavírus atingiu um novo pico de mortes. De lá para cá, o número diário de vítimas de covid-19 cresceu, mas o presidente conseguiu estancar a queda nos níveis de aprovação.

Como se verá a seguir, tanto o governo quanto o trabalho pessoal de Jair Bolsonaro seguem com apoio de cerca de 1/3 do eleitorado –mesmo com a atual crise sanitária não tendo sido debelada nem havendo sinais de quando a maioria da população estará vacinada.


Esta pesquisa foi realizada no período de 26 a 28 de abril de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 482 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Nos últimos dias, o presidente tem acenado a seus apoiadores mais fiéis. Criticou governadoresministros do STF, além de retomar o discurso de sexualização de crianças nos governos PT. No programa de Sikêra Jr., na última 6ª feira (23.abr), disse ter plano para colocar o Exército nas ruas para “restabelecer todo o artigo 5º da Constituição”.

Também nesse período, o Senado articulava os primeiros passos para instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, instalada na 3ª feira, que investigará a conduta do governo durante a pandemia e o uso de recursos da União transferidos para Estados e municípios. Ex-ministros devem ser convocados para depor sobre a crise. O governo estará muito na mídia, e a oposição terá prato cheio para desgastar a imagem de Bolsonaro e testar a resiliência do seu núcleo de apoio.

Nos últimos dias, o presidente tem acenado a seus apoiadores mais fiéis. Criticou governadoresministros do STF, além de retomar o discurso de sexualização de crianças nos governos PT. No programa de Sikêra Jr., na última 6ª feira (23.abr), disse ter plano para colocar o Exército nas ruas para “restabelecer todo o artigo 5º da Constituição”.

Também nesse período, o Senado articulava os primeiros passos para instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, instalada na 3ª feira, que investigará a conduta do governo durante a pandemia e o uso de recursos da União transferidos para Estados e municípios. Ex-ministros devem ser convocados para depor sobre a crise. O governo estará muito na mídia, e a oposição terá prato cheio para desgastar a imagem de Bolsonaro e testar a resiliência do seu núcleo de apoio.

Os que consideravam Bolsonaro ruim ou péssimo no meio de abril (12-14) eram 55%. Considerando-se a margem de erro, estariam na faixa de 57% a 53%. Nesta rodada, estão em 51%, podendo ser de até 53% ou até 49%.

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS: AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Os homens (40% desse estrato), os que têm de 45 a 59 anos (42%), os moradores da região Sul (54%) e os que ganham mais de 10 salários mínimos (44%) são os que mais aprovam o governo.

Os que mais desaprovam são os que têm de 16 a 24 anos (67%), os com ensino superior (66%), moradores da região Nordeste (74%) e os que ganham de 2 a 5 salários mínimos (62%).

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

Fonte: Poder 360

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Raquel Lyra solicita ao governador igualdade na vacinação entre os municípios




A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, enviou ao Governo do Estado, nesta quarta-feira (28), um ofício questionando a desigualdade no andamento da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, entre os municípios pernambucanos. O documento solicitou igualdade na vacinação e pontuou o início da imunização dos trabalhadores da educação na Capital do Estado, destacando o interesse da Prefeitura de Caruaru de também atender a esse importante público-alvo.


As demais cidades não receberam doses suficientes para atender a população de 60 a 64 anos. No ofício, Raquel reforça que o Programa Nacional de Imunizações deve seguir critérios de equidade em todo território nacional, sendo a ordem de prioridade dos grupos estabelecida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. 


O documento também destaca que, em Caruaru, o andamento da vacinação dos trabalhadores de saúde e idosos acima de 60 anos segue conforme a distribuição de doses aos municípios e as pactuações da Comissão Intergestora Bipartite (CIB/PE).

Fernando Rodolfo defende prefeita de Caruaru dos ataques de Wolney Queiroz

 O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) concedeu entrevista à Rádio CBN Caruaru, hoje, e rebateu as críticas disparadas pelo também deputado Wolney Queiroz (PDT) contra a prefeita Raquel Lyra (PSDB). “A gestão de Raquel Lyra no combate à pandemia virou referência nacional e foi elogiada até pelo Tribunal de Contas, ao contrário dos aliados dele em Recife que estão enrolados na Polícia Federal”, disse o parlamentar, se referindo ao ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), alvo de investigação por desvio de verba destinada pelo Governo Federal para investimento nas ações contra a pandemia.




Sobre a afirmação de Queiroz, de que o governo de Raquel Lyra é um governo que faz “feijão com arroz e com deficiência”, Rodolfo disse que se seu colega andasse pelas ruas de Caruaru iria enxergar o grande trabalho que a prefeita está fazendo e que seria fácil “engolir o tal feijão com arroz”.

Esse discurso ele vem fazendo desde a campanha passada. Quem julga político é a urna e Raquel teve a maior vitória da história política de Caruaru com 66% dos votos válidos, enquanto o candidato dele teve só 2%. Tá explicado”, disse Fernando.

O deputado do PL também falou sobre a CPI da Covid no Senado Federal. “Tem que investigar tudo. De prefeito até o presidente, quem tiver errado tem que pagar. Se a CPI for levada à sério vai faltar cadeia para político que meteu a mão no dinheiro destinado ao combate à pandemia”, disparou Rodolfo

O Brasil poderia vacinar 60 milhões por mês, mas falta vacina. O capitão errou

 Gonzalo Vecina*, O Estado de S.Paulo


Os dados dos países com melhor cobertura vacinal confirmam o poder dos imunizantes em uso no Hemisfério Norte, para conter a pandemia. Seja com vacina de AstraZeneca ou Pfizer, esses países estão conseguindo derrubar o número de casos novos e óbitos. Israel, Escócia, entre outros, são exemplos importantes.

O Brasil com suas 38 mil salas de vacinação, aplicando uma vacina a cada 5 minutos em 8 horas de funcionamento por dia e trabalhando 20 dias por mês, conseguiria vacinar 60,8 milhões de pessoas por mês. Temos como meta vacinar nesta primeira fase a população com mais de 18 anos. Cerca de 160 milhões de brasileiros com duas doses da vacina, significa aplicar 320 milhões de doses de vacina. Poderíamos vacinar toda a população em 5,3 meses com um bom projeto de vacinação. Ou seja, se tivéssemos recebido vacina em janeiro, terminaríamos esta fase no início de junho!

E com certeza teríamos uma queda no número de mortes já a partir de final de março, como ocorre na Escócia neste momento. Sem lockdown. Sem colapso de hospitais. Mas o ministro da Saúde foi tentar comprar vacinas em março, quando poderíamos já estar diminuindo o número de mortes.

Não colocarei em discussão o desprezo pelas medidas não farmacológicas, como o lockdown, que foram fundamentais para reduzir mortes na Europa ou em Araraquara, não vou discutir o gasto inútil com medicamentos que além de ineficazes, como os do kit covid, ainda apresentam sérios efeitos colaterais, não discutirei a maneira como o presidente tratou o uso fundamental de máscaras, para o controle de uma doença de veiculação aérea, a ausência de coordenação federal na falta de oxigênio em Manaus e as mortes daí decorrentes, ou a incapacidade de o governo federal achar alternativas para a falta de medicamentos fundamentais para realizar intubação de pacientes gravemente enfermos da covid.

Neste momento quero discutir quantas mortes das mais de 390 mil oficiais poderiam ter sido evitadas, por um governo que, cumprindo a lei do PNI de 1975, tivesse comprado vacinas e as distribuído para serem aplicadas. Cumprir a lei! A pandemia está longe de acabar e muitos são os erros ainda a serem cometidos pelos incompetentes que ocupam os cargos em Brasília, mas estes erros custarão mais vidas. Gente do próprio governo já está em público admitindo suas responsabilidades no caso, como fez o ex-secretário de Comunicação do governo em publicação da revista Veja. Essas afirmações explicam as mortes que estamos tendo por não vacinar.

O capitão tem um general que declarou que uns mandam e outros obedecem e foi o que ele fez no ministério. Evitou tomar as medidas de puro bom senso em relação ao controle da pandemia. Evitou comprar vacinas, declarou guerra ao Butantan quando este lhe ofereceu vacinas, não aceitou comprar as da Pfizer por absoluta ignorância sobre os termos de compra. Não realizou a tarefa constitucional que cabe ao Ministério da Saúde de coordenar o SUS. E a consequência foram mortes. E vamos precisar de uma CPI para apurar os responsáveis por esta incúria que custou a vida de milhares de brasileiros?

E, ainda, foi esse governo que ao mesmo tempo não quis se ombrear à Índia e à África do Sul na questão das patentes e também ignorou a necessidade de comprar vacinas. Existem sim responsabilidades a serem apuradas e muitas ações a serem realizadas para deter a marcha macabra desta pandemia. E o responsável não é somente um general.

*GONZALO VECINA - FUNDADOR E EX-PRESIDENTE DA ANVISA, É MÉDICO SANITARISTA, EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SÃO PAULO E PROFESSOR DA EAESP/FGV E DA FSP/USP

terça-feira, 27 de abril de 2021

Tasso Jereissati admite disputar previas no PSDB

 Tasso Jereissati:


"Ser candidato à Presidência não está ainda nos meus planos. Eu falo “ainda”. Eu defendo a ideia de uma união do centro. Quando eu digo união é porque vejo espaço, nas próximas eleições, para um candidato entre Lula e Bolsonaro, que não seja nem de esquerda, nem de extrema esquerda, nem de extrema direita. Com certeza eu não acho bom para o País mais quatro anos de Bolsonaro. É um governo desastroso em todos os pontos, da condução da pandemia de covid – levando o Brasil ao maior número de mortes do mundo por dia – à política econômica, que não anda. E também não vejo como repetir o governo do PT. Então, está na hora do equilíbrio. Se dividir muito, ninguém vai ter (apoio para chegar ao segundo turno). Se meu nome servir para unir, em algum momento, vamos trabalhar nessa direção."