coruja

coruja
O Blog das notícias políticas de Caruaru e Região

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A maior democracia do mundo vai às urnas, será que é a maior?




Parece brincadeira mais não é, o modelo de votação da maior democracia do Mundo, Estados Unidos da America USA, elege o seu presidente em uma votação cheia de vícios e em cédulas de papel, é que quem conseguir 270 delegados para o colégio eleitoral, isso mesmo o que no Brasil já não existe desde da proclamação da Constituição Cidadã de 1988, é eleito presidente da nação mais rica do mundo.
O grande avanço da maior democracia do mundo e a não obrigatoriedade do voto, qual seria a vantagem, os custos das eleições americanas é maior que no Brasil e com o número de  eleitores, que efetivamente votam menor que no Brasil, será que é vantagem.
Na terra de Tio Sam, não existe o ‘’GUIA ELEITORAL’’, a propaganda eleitoral é paga com dinheiro de contribuição de megas empresas globais, principalmente a indústria bélica e farmacêutica.
Outra coisa e que a Imprensa lá declara o voto, dos poucos mais de 400 jornais diárias, incluindo o Whasington Post e outros grandes apoiam Obama, já cerca de 180 declaram o apoio a Romney. As grandes redes de televisão também declaram a sua posição.
Nesta eleição municipal no Brasil um voto custou cerca de U$ 1,10, pouco mais de R$ 2,00, a eleição de hoje no USA custou cerca de U$ 2 bilhões, só em doações de empresas, não se sabe ainda quanto custou de propaganda paga na Tv?
Em vários estados Americanos se vota em cédula de papel e a apuração demora uma semana, além do mais se vota sobre tudo, sobre a liberação da Maconha no Colorado, sobre o Sistema Carcerário em Ohaio, sobre a manutenção ou alteração de qualquer coisa.
Tem estados como o pequeno Maine que tem apenas um delegado e os grandes e ricos como Florida tem 29 delegados, Califórnia 55 e assim se compõe o Colégio Eleitoral com 538 delegados que não são, obrigatoriamente, deputados federais.
 Vamos deixar esta “mania de ser o pobrezinho e vamos dizer:  O BRASIL E A MAIOR DEMOCRACIA DO MUNDO”. Temos muito a aprender com os Estados Unidos, porém, eles também muito a aprender com o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário