coruja

coruja
O Blog das notícias políticas de Caruaru e Região

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lércio Emídio: João Lyra esta em alta


Fonte: TV Criativa

O Vice Governador de Pernambuco João Lyra Neto está em alta. O Governador Eduardo Campos se diferencia de todos os demais que já passaram pelo Palácio das Princesas. Um dos motivos é exatamente na forma pragmática de administrar o Estado.

.Além de ocupar bem todos os espaços da mídia, Eduardo se destaca por saber cobrar e aproveitar bem o potencial da sua equipe. A prova disso é a participação efetiva do seu Vice Governador. Na história de Pernambuco jamais se viu o ocupante desse cargo ficar encarregado de inúmeras atribuições, o que não ocorreu com os demais vices governadores que por aqui passaram. De alguns sequer se tem conhecimento de alguma ação efetiva importante para o Estado.

O Pacto Pela Vida, programa de combate à violência trazido de Minas Gerais e de grande repercussão no Estado está sob a coordenação de João Lyra. A difícil situação em que se encontrava a saúde foi resolvida, independente dos métodos de negociação, pelo Secretário de Saúde João Lyra, à frente da pasta na época. A definição de um calendário de pagamento dos servidores foi uma experiência aplicada em Caruaru na Gestão do Prefeito João Lyra que a levou para o Governo Estadual.

Enfim, Eduardo Campos tem um Vice Governador de fato e de direito e, depois do próprio Governador, ninguém se destaca tanto, mesmo com tantos Secretários de renome no Estado.
No momento, a vida de João Lyra Neto é “um mar de rosas”. Após ter eleito a filha Raquel Lyra deputada estadual com uma votação expressiva, o Vice de Eduardo rir à toa, pois sabe que seus dois mandatos como Prefeito de Caruaru tem causado saudades à grande parte da população.

Essa conclusão é simples. João deixou o Palácio Municipal em suas duas administrações com índices de aprovação próximos a 80%. Apenas na primeira gestão de José Queiroz (1983 a 1988) que esse índice é superado mais não serve mais como fator de ponderação para garantir uma candidatura a prefeito, pois Queiroz não goza de altos índices na segunda e na terceira gestões.

Falou-se muito numa eventual candidatura de Raquel para prefeita, mas, sabiamente e sem o segundo turno garantido, João declarou que a Frente Popular estará fortemente unida em 2012, em torno da re-eleição de José Queiroz. O que ninguém sabe é se o prefeito, se por acaso o “caldo engrossar”, enfrentará uma nova disputa, mas isso não é um grande problema já que a Frente Popular tem muitas lideranças de peso, porém, hoje, nenhum delas seria mais forte do que João Lyra Neto.

Já a oposição tem apenas um nome para encabeçar a chapa. Sem vice e sem vereadores. O “VOLTA JOÃO” começa a surgir nas ruas. Agora é esperar pra ver se ele (João) abrirá mão de assumir o Governo do Estado com a saída de Eduardo Campos para Senador ou Vice Presidente ou Presidente da República. Vamos aguardar! Essas podem ser as CARTAS DO JOGO. Publicado originalmente no site da TV Criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário